sábado, 6 de dezembro de 2008

Prática Pedagógica e Mediação Tecnológica

Atualmente, a sala de aula passou a ser compreendida como um espaço pedagógico de ensino e aprendizagem atento às necessidades do aluno e da escola, de forma contextualizada e coerente com as necessidades da sociedade atual , cujo objetivo é o desenvolvimento do aprendiz nas suas várias dimensões em consonância com as necessidades da sociedade e da cultura.
Percebemos que a escola necessita estabelecer como finalidade principal a educação integral do indivíduo, que considera a pessoa como um todo, que valoriza a relação educador- aprendiz, que valoriza o ambiente social mais próximo e os que estão geograficamente distantes. Esse distanciamento tem sido reduzido pelo uso de recursos tecnológicos de comunicação e de informação.
Ao buscarmos um processo mais significativo e prático para o aluno, a aprendizagem passa a ser compreendida e estimulada em um contexto mais dinâmico, mais real e estimulador. O espaço pedagógico não mais se restringe à sala de aula. Ele pode ser um local qualquer da escola ou fora dela, no qual as pessoas interagem para produzir conhecimento. Dessa forma, a compreensão do processo ensino aprendizagem se amplia, não se limitando ao âmbito da escola, mas compreendendo o espaço como decorrente das relações estabelecidas em uma comunidade de aprendizagem, da qual fazem parte: o aprendiz, o educador, os recursos pedagógicos e o espaço social.
Diante de uma prática pedagógica ampla, condizente com a realidade atual, o professor- educador deve atuar para a construção de uma " nova cultura de aprendizagem", ou seja, a sociedade exige do cidadão novos conhecimentos, saberes e habilidades. Isso faz com que a educação formal construa novos ambientes de aprendizagens, tendo em vista que:

[...] a função fundamental da aprendizagem é interiorizar ou incorporar a cultura, para assim fazer parte dela. Fazemo-nos pessoa á medida que personalizamos a cultura."
"...cada sociedade, cada cultura gera suas próprias formas de aprendizagem, sua cultura da aprendizagem. (POZO, 2002,p.25)

Ao compreender o processo de ensino- aprendizagem como inteiramente ligado à cultura e à sociedade, o educador ultrapassa os limites da sala de aula e cria novas possibilidades para contextualizar os conhecimentos, construindo novos ambientes de aprendizagem. Diríamos que assim se modifica não só o que se aprende, mas também a forma como se aprende.
Essa transformação na escola implica mudanças de relações entre professor, aluno e conhecimento, pois, sendo um processo inovador, estimula os educadores a elaborarem projetos integrados, exige mudanças na metodologia, amplia a noção de sala de aula e de suas possibilidades e funções educativas. A sala de aula torna-se um espaço mais flexível de construção da aprendizagem.
Nesse contexto transformador, a função do professor passa a ser a de facilitador ou mediador do processo de ensino aprendizagem. Cabe- lhe planejar e prepara a forma mis coerente de estimular seus alunos para aprenderem a construir conhecimentos.
A postura profissional do professor- educador modifica a sua conduta na sala de aula e nos demais ambientes de aprendizagem, uma vez que a sua formação se reflete diretamente na sala de aula, e, consequentemente, promove uma relação de maior confiança entre professor e aluno. O aluno deixa de ser um assistente passivo de " aulas" para ser o personagem principal na construção de sua aprendizagem.
Nesse processo de mudança e de re-significação das práticas docentes temos hoje o uso das tecnologias. O professor e o aluno têm a possibilidade de continuar a interação da sala de aula, em um espaço que derruba as barreiras geográficas, utilizando para isso, o que tem sido chamado de "novas tecnologias", que valorizam a pesquisa, o debate, o diálogo, enfim, incentiva a construção de novos conhecimentos.A seguir, apresentaremos um quadro comparativo entre as tecnologias que escolhemos para facilitarmos o processo de ensino- aprendizagem

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